domingo, 4 de maio de 2014

Para refletir!!!

Transmissão de movimentos em uma bicicleta

Os pedais de uma bicicleta giram junto com a coroa, na frequência imposta pelos pés do ciclista. Assim, se os pedais giram, por exemplo, quatro vezes por segundo, a coroa gira também nessa mesma frequência. Nessa condição, qual será o valor da frequência de rotação da roda traseira, responsável por conduzir a bicicleta para a frente? Para responder a essa questão é necessário analisar as medidas dos raios da coroa e da catraca.
Uma corrente liga a coroa às catracas, e é por intermédio dessa corrente que o movimento de rotação da coroa é comunicado à catraca. Se catraca e coroa tiverem raios de mesma medida, uma volta da coroa implica uma volta da catraca. Mas as medidas desses raios, de modo geral, não são iguais; a coroa tem maior raio que a catraca.
No caso em que a medida do raio da coroa for, por exemplo, o dobro da medida do raio da catraca, cada volta da coroa implicará duas voltas da catraca.
A velocidade escalar de um ponto da periferia da coroa tem mesmo valor da velocidade escalar de um ponto da periferia da catraca, e também mesma velocidade de um ponto qualquer da corrente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário